Skip to main content

O ano registrou 11,8 milhões de entradas, aumento de 15% e maior número da série histórica

Por Lucas Altino O Globo
Rio de Janeiro – 28/03/2024

 

No ano passado, os Parques Nacionais receberam 11,8 milhões de visitas, número 15% maior que 2022 e um recorde na série histórica, iniciada em 2000. O monitoramento do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) mostra que os campeões da lista foram os parques da Tijuca (RJ), do Iguaçu (PR) e de Jericoacoara (CE). Segundo ecologistas e a Embratur, a alta se deve à melhoria das estruturas e ao aumento de interesse sobre áreas naturais e do ecoturismo no pós-pandemia.

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses – Zig Koch

Pela primeira vez, um parque superou o número de 4 milhões de visitas. Foi o caso do Parque Nacional da Tijuca, que recebeu 4,4 milhões de visitas – em 2022, a quantidade tinha sido 3,5 milhões.

Diretora-executiva da Rede Nacional Pró Unidades de Conservação, Angela Kuczach acredita que, após o período de isolamento na pandemia, aumentou o interesse em visitas às áreas naturais brasileiras, principalmente num momento de alta dos preços de viagens internacionais.

— Então a gente tem descoberto que o Brasil é lindo, né? Isso é muito interessante, porque a gente vive falando que o turismo de natureza no Brasil tem um potencial enorme, e de repente parece que o povo brasileiro começou a descobrir que realmente é legal viajar no Brasil — afirma a especialista, que destaca que muitos parques ficam próximos aos centros urbanos, uma vantagem da geografia do país. — Perto do grande centro há uma região de natureza exuberante, seja no interior ou no litoral. São visitas que não exigem grande planejamento de férias. Podemos fazer em volta da nossa casa.

Kuczach também aponta a melhoria de estruturas de muitos parques para visitas. Além do governo Lula ter aumentado o orçamento do Ministério do Meio Ambiente, que cuida do ICMBio, muitos parques foram concedidos à iniciativa privada, em contratos que preveem investimentos estruturais, como os parques de Jericoacara e Lençóis Maranhenses, concedidos em 2018. Já o Parque de Iguaçu, que já era concedido, teve novo contrato assinado em 2022.

— O visitante quer uma área com acesso a trilhas com boa acessibilidade, com segurança, banheiros, ambiente de alimentação, e com setor de hotelaria presente no entorno.

Conheça os 10 Parques Nacionais mais visitados na matéria do O Globo.

 

 

Envie sua mensagem

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial