Um Dia no Parque

Valorização das Unidades de Conservação por meio de visitação

Um Dia no Parque é uma ação idealizada pela Rede Pró UC.  O Um Dia no Parque pode ser descrito como um dia para celebrar as Unidades de Conservação em contato com a natureza.  Mas ele é mais. Por meio da mobilização e união de gestores, instituições, parceiros e visitantes, o resultado é valorização e fortalecimento das áreas protegidas, o incremento do ecoturismo e conscientização da população.

O Ano Zero do Um Dia no Parque foi 2018, quando foram engajadas 65 Unidades de Conservação e 30 parceiros institucionais, representando todos os biomas brasileiros. Já em 2019, segundo ano da ação, 234 em todo o país receberam milhares de visitantes, interessados em um dia especial, com atividades que promoveram a conexão com a natureza.

Em 2020, por causa da pandemia da Covid-19, o Um Dia no Parque se reinventou. Um grande festival online foi promovido de 13 a 18 de outubro, com os encontros virtuais do Proteja Talks, a Sala de Cinema com exibição do curta Noronha Submerso, o Projeto Pé No Parque, e o encerramento com o festival Um Dia no Parque, que uniu arte e natureza.

Além disso, cerca de 170 Unidades de Conservação promoveram atividades presenciais (sempre dentro dos critérios de segurança sanitária estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde), evidenciando o poder da natureza para a saúde física e emocional de todos nós.

Em 2021, a ação também foi no formato híbrido, evidenciando que devemos valorizar a natureza em todos os lugares.

Em 2022, com o fim da pandemia, o tema foi “De volta ao lar”, inspirado em um poema de Gary Snyder, que diz “A natureza não é um lugar que se visita. Ela é nosso lar”,  foi o momento de voltar às Unidades de Conservação e se conectar à natureza. Cerca de 360 UCs em todos os biomas e 100 mil pessoas celebraram as áreas protegidas no dia 24 de julho!

Em 2023, o tema foi “É hora de cuidar do nosso lar”, celebrando o trabalho voluntário e o cuidado com a fauna e a flora. Em todo o país, mais de 400 UCs e cerca de 120 mil pessoas visitaram Unidades de Conservação e praticaram atividades como caminhada, observação de aves, contemplação do nascer do sol, entre tantas possibilidades que as áreas protegidas oferecem.

 

Em 2024, o tema é “Natureza para todas as pessoas”, com o objetivo especial de conectar pessoas que vivem perto das Unidades de Conservação mas não se consideram próximas das áreas. A ação acontece no dia 21 de julho e a expectativa é engajar cerca de 500 UCs em todos os biomas.

O Um Dia no Parque foi inspirado na National Park Week, promovido pelo Serviço de Parques Nacionais dos Estados Unidos todos os anos em abril. Por uma semana, as áreas protegidas de todo o país recebem milhares de pessoas com uma variedade de programas e eventos.

Um Dia no Parque, idealizado pela Rede Pró UC, é realizado no âmbito da Coalizão Pró UCs, além de receber apoio de parceiros e instituições.

O objetivo principal da ação é educar e conscientizar a sociedade sobre a existência e a importância das Unidades de Conservação e seu papel fundamental nas nossas vidas, além de criar uma cultura de celebração das Unidades de Conservação, que se repita e seja ampliada a cada ano.

Você pode participar do Um Dia no Parque visitando uma Unidade de Conservação ou promovendo uma atividade. Acompanhe o perfil da ação no Instagram ou envie um e-mail para umdianoparque@redeprouc.org.br e fique por dentro.

Faça parte da Rede

Quer ser o primeiro a saber o que estamos fazendo? Cadastre-se e receba nossa newsletter e chamadas para ação e colabore com as Unidades de Conservação.


    Acompanhe nas redes sociais

    Facebook
    Twitter

    Contribua com a Rede

    Desde a criação, em 1998, a Rede Pró UC participou da criação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, lei que regula as UCs, e promoveu campanhas que protegeram, criaram e ampliaram Unidades de Conservação em todo o país, como a ampliação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, e criação dos mosaicos de UCs marinhas de São Pedro e São Paulo e Trindade e Martim Vaz. Nós também apoiamos o uso público por meio do Um Dia no Parque, idealizado pela Rede Pró UC e realizado pela Coalizão Pró UCs, da qual fazemos parte. Você também quer defender o patrimônio natural do Brasil? Faça uma doação e colabore com nosso trabalho!

    Faça sua doação por pix. Nossa chave é nosso CNPJ: 03765675000110