Skip to main content

Em 2018, o Governo Federal, em uma negociação política, decidiu nomear como presidente do ICMBio uma pessoa indicada  pelo PROS. Quando fomos informados, criamos e lideramos a campanha #NãoAoRetrocessoAmbiental. O objetivo era evitar que o instituto passasse a ser liderado por um político sem qualquer pauta ambiental, o que colocaria em risco a conservação do meio ambiente no Brasil.

Desde o primeiro dia, nossa Diretora Executiva Angela Kuczach mobilizou contatos. Servidores do ICMBio criaram o Mare Socioambiental. Unidades de Conservação paralisaram atividades e orientaram visitantes. Esta união mostrou ao então Presidente Michel Temer que não iríamos aceitar que o nosso maior patrimônio fosse usado como moeda de troca política.

O movimento cresceu e conseguiu aliados importantes. Ex-ministros do Meio Ambiente se posicionaram e publicaram uma carta em que pediam uma indicação técnica para chegia do ICMBio. A carta foi assinada por José Goldemberg, Rubens Ricupero, José Carlos Carvalho, Marina Silva, Carlos Minc e Izabella Teixeira.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Graças à pressão feita nas redes sociais, veículos de comunicação, produção de um vídeo com a participação de artistas e paralisação de atividades em Unidades de Conservação, o presidente Michel Temer nomeou um servidor do ICMBio presidente do órgão.

Envie sua mensagem

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial