Skip to main content

Organizações de conservação levam a Amazônia para um dos maiores festivais de música do mundo. 

 

O Lollapalooza Brasil começa nesta sexta (22) e os frequentadores  do festival  encontrarão  mais do que música. Organizações ambientalistas vão receber o público no stand “O futuro do planeta passa pela Amazônia” e compartilhar informações sobre projetos de proteção do bioma. O tema tem relação com a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em Belém em 2025.

Lollapalooza Brasil – Divulgação

Em três dias de evento, o Lollapalooza Brasil vai reunir mais de 70 atrações musicais em diferentes palcos, para diversos públicos. De 22 a 24 de março, artistas internacionais, como blink-182, Kings of Leon, Sam Smith, se apresentarão ao lado de nomes nacionais como Gilberto Gil, Marcelo D2, Luísa Sonza e Manu Gavassi. Além de promover a música, o Lollapalooza se preocupa com a sustentabilidade em seus eventos, promovendo a destinação adequada de resíduos e apoiando a conservação do meio ambiente. Esse ano, quem for ao festival poderá conhecer melhor a Amazônia.

Quem recebe os fãs de música no stand são voluntários de quatro instituições: Re:wild, Rede Pró UC, Onçafari e Instituto Libio, que trabalham juntas na proteção da maior floresta tropical do mundo. A Re:wild, em parceria com Onçafari e a Jaguar Parade, traz para o Lolla uma estátua de onça-pintada. A Jaguar Parade é um movimento artístico com um grande propósito: arrecadar fundos e conscientizar as pessoas sobre a necessidade urgente de conservar a onça-pintada e seu habitat.

“Em um momento em que precisamos do mundo unido para salvar o planeta das crises do clima e da biodiversidade, a música é uma força incrível!”, comentou Rodrigo Medeiros, líder da Re:wild no Brasil. “Estamos muito entusiasmados com a parceria com o Lollapalooza para dar visibilidade e apoio às organizações locais que estão na linha de frente desse trabalho essencial para garantir um futuro sustentável para todos nós!”

 

O futuro do planeta passa pela Amazônia

Ao redor do mundo, os impactos da crise climática estão cada vez mais evidentes, por exemplo, na maior frequência de eventos extremos, como inundações que deixam inúmeros desabrigados, secas prolongadas e incêndios florestais que afetam não só os humanos, mas a fauna de modo geral. Neste contexto, torna-se evidente que uma solução para as crises climática, de biodiversidade e de bem-estar humano inevitavelmente envolverá a Amazônia.

Conhecida como nosso tesouro biológico e cultural, a Amazônia abriga metade das florestas tropicais do mundo, aproximadamente um quarto de sua biodiversidade terrestre e 123 bilhões de toneladas de carbono, o que a torna uma das maiores reservas de carbono remanescentes do planeta. A Amazônia também desempenha um papel importante nos ciclos globais de água e nos padrões climáticos, liberando aproximadamente 20 bilhões de toneladas de água na atmosfera por dia. Somente o Brasil detém 60% dos ecossistemas amazônicos e até 40% das florestas tropicais do mundo.

Ao proteger a Amazônia, estamos preservando a biodiversidade, regulando o clima e o equilíbrio ambiental, o que a torna fundamental para o futuro do nosso planeta. A Amazônia também desempenhará um papel crucial como palco das negociações climáticas na COP 30, a ser realizada na cidade de Belém, Brasil, em 2025, onde líderes do mundo todo se reunirão , para firmar um novo acordo global para o clima. Esse acordo visa limitar o aquecimento do planeta a 1,5 grau Celsius, e promover soluções baseadas na natureza e implementar um mecanismo eficaz e transparente para financiar a transição dos combustíveis fósseis. 

A diretora executiva da Rede Pró UC, Angela Kuczach, acredita que “receber os líderes mundiais na Amazônia e poder mostrar a eles que a proteção do bioma passa fundamentalmente pela ampliação e pelo fortalecimento das áreas protegidas, como as Unidades de Conservação, é uma oportunidade única. Além disso, estar no Lollapalooza mostrando a Amazônia ao público é uma ferramenta poderosa para tornar o mundo melhor e mais verde.”

O Lollapalooza se torna  uma vitrine para as instituições e o projeto que realizam juntas na Amazônia. “O projeto é uma resposta crucial às ameaças iminentes que pairam sobre a Floresta Amazônica e as comunidades tradicionais na região sul da Amazônia, oferecendo uma oportunidade significativa para a conservação desse bioma tão importante”, afirmou Raquel Machado, fundadora e presidente do Instituto Libio.

Para Mário Haberfeld, fundador e CEO do Onçafari, o apoio do Lollapalooza às instituições “É uma oportunidade única de unir a arte, a cultura e a valorização do meio ambiente em um só lugar, trazendo destaque para a biodiversidade brasileira e a conscientização sobre a crise climática sem precedentes que estamos vivendo.”

O stand “O futuro do planeta passa pela Amazônia”, ficará localizado na área “Planeta Lolla”.

 

As instituições

A Re:wild protege e restaura a natureza. A instituição tem um foco singular e poderoso: a natureza como a solução mais eficaz para as crises interconectadas de clima, biodiversidade e bem-estar humano. Fundada por um grupo de renomados cientistas conservacionistas junto com Leonardo DiCaprio, a Re:wild é um multiplicador de forças que reúne povos indígenas, comunidades locais, líderes influentes, organizações não governamentais, governos, empresas e o público para proteger e recuperar a vida selvagem em escala e velocidade. nós precisamos.

A Rede Pró UC é uma organização de alto impacto que trabalha pela defesa e pelo fortalecimento das Unidades de Conservação do Brasil, atuando na linha de frente, tanto por meio da defesa jurídica, de ações advocacy e de mobilização social.

O Onçafari tem a missão de conservar a biodiversidade brasileira através da proteção de áreas naturais e do apoio ao desenvolvimento socioeconômico das comunidades locais.

O Instituto Libio de Proteção à Natureza é uma organização não governamental comprometida com a preservação e conservação da biodiversidade, com especial atuação na proteção da fauna silvestre.

Envie sua mensagem

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial