Um Dia no Parque

Patrimônio de toda a humanidade

PNM Fernando de Norornha © Bruno Lima / MTUR

Um dia de celebração das Unidades de Conservação em contato com a natureza. Esta é uma das maneiras de descrever o Um Dia No Parque. Mas ele é mais do que isso. Por meio da mobilização e união de gestores, instituições, parceiros e visitantes, o resultado é valorização e fortalecimento das áreas protegidas, o incremento do ecoturismo e conscientização da população.

O Ano Zero do Um Dia No Parque foi 2018, quando foram engajadas 65 Unidades de Conservação e 30 parceiros institucionais, representando todos os biomas brasileiros. Já em 2019, segundo ano da ação, 234 em todo o país receberam milhares de visitantes, interessados em um dia especial, com atividades que promoveram a conexão com a natureza.

Em 2020, por causa da pandemia da Covid-19, o Um Dia No Parque se reinventou. Um grande festival online foi promovido de 13 a 18 de outubro, com os encontros virtuais do Proteja Talks, a Sala de Cinema com exibição do curta Noronha Submerso, o Projeto Pé No Parque, e o encerramento com o festival Um Dia No Parque, que uniu arte e natureza.

Além disso, cerca de 170 Unidades de Conservação promoveram atividades presenciais (sempre dentro dos critérios de segurança sanitária estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde), evidenciando o poder da natureza para a saúde física e emocional de todos nós.

O Um Dia No Parque foi inspirado na National Park Week, promovido pelo Serviço de Parques Nacionais dos Estados Unidos todos os anos em abril. Por uma semana, as áreas protegidas de todo o país recebem milhares de pessoas com uma variedade de programas e eventos.

A Rede Pró UC foi a idealizadora do Um Dia No Parque, que é realizado no âmbito da Coalizão Pró UCs, além de receber apoio de parceiros e instituições.

O objetivo principal da ação é educar e conscientizar a sociedade sobre a existência e a importância das Unidades de Conservação e seu papel fundamental nas nossas vidas, além de criar uma cultura de celebração das Unidades de Conservação, que se repita e seja ampliada a cada ano.

Você pode participar do Um Dia No Parque visitando uma Unidade de Conservação ou promovendo uma atividade. Fique de olho, o Um Dia No Parque 2021 já está sendo preparado!

Faça parte da Rede

Quer ser o primeiro a saber o que estamos fazendo? Cadastre-se e receba nossa newsletter e chamadas para ação e colabore com as Unidades de Conservação.

Receba as novidades no seu e-mail
Acompanhe nas redes sociais

Contribua com a Rede

Desde a criação, em 1998, a Rede Pró UC participou da criação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, lei que regula as UCs, e promoveu campanhas que protegeram, criaram e ampliaram Unidades de Conservação em todo o país, como a ampliação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, e criação dos mosaicos de UCs marinhas de São Pedro e São Paulo e Trindade e Martim Vaz. Nós também apoiamos o uso público por meio do Um Dia no Parque, idealizado pela Rede e realizado pela Coalizão Pró UCs, da qual fazemos parte.

FAÇA SUA DOAÇÃO AQUI