Unidades de Conservação

Patrimônio de toda a humanidade

Legenda © Autor imagem

Áreas naturais delimitadas, controladas e preservadas. Assim podem ser explicadas as Unidades de Conservação da Natureza. No Brasil, o país com a maior biodiversidade do mundo, estas áreas são regidas pela Lei 9.985/2000, o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC)[link para SNUC na biblioteca], e correspondem a 18,6% do território continental e 26,5% do território marinho, de acordo com o ICMBio.

Parque Nacional Marinhos dos Abrolhos - Enrico Marcovaldi / Projeto Baleia Jubarte

As Unidades de Conservação são, muitas vezes, o último refúgio de uma espécie. É o caso da Área de Proteção Ambiental da Ararinha-Azul, na Bahia, criada para a reintrodução da Ararinha-Azul, uma vez que a espécie é considerada extinta na natureza e existe somente graças a criadores particulares. Já o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, também na Bahia, é o principal berçário da Baleia Jubarte, e sua criação foi fundamental para que a espécie conseguisse novamente se reproduzir e o número de indivíduos crescer.

GRUPOS E CATEGORIAS

As Unidades de Conservação são divididas em dois grandes grupos: Proteção Integral e Uso Sustentável. As UCs de Proteção Integral são aquelas onde é permitido somente o uso indireto dos recursos, como para visitação e pesquisa. Já as de Uso Sustentável permitem o uso direto dos recursos, de acordo com a categoria.

As UCs de Proteção Integral correspondem a 6,4% do território continental e 3,3% do território marinho. Neste grupo estão: Parque, Estação Ecológica, Monumento Natural, Refúgio de Vida Silvestre e Reserva Biológica.

Parque Nacional de São Joaquim - Renato Soares / MTur

Já as UCs de Uso Sustentável cobrem 12,3% do território continental e 23,1% do território marinho. Este grupo inclui: Floresta, Reserva Extrativista, Reserva de Desenvolvimento Sustentável, Reserva de Fauna, Área de Proteção Ambiental, Área de Relevante Interesse Ecológico e as Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), única categoria particular do SNUC, em que proprietários de áreas optam por tornar sua propriedade uma UC.

RPPN Serra das Almas - Samuel Portela

Faça parte da Rede

Quer ser o primeiro a saber o que estamos fazendo? Cadastre-se e receba nossa newsletter e chamadas para ação e colabore com as Unidades de Conservação.

Receba as novidades no seu e-mail
Acompanhe nas redes sociais

Contribua com a Rede

Desde a criação, em 1998, a Rede Pró UC participou da criação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, lei que regula as UCs, e promoveu campanhas que protegeram, criaram e ampliaram Unidades de Conservação em todo o país, como a ampliação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, e criação dos mosaicos de UCs marinhas de São Pedro e São Paulo e Trindade e Martim Vaz. Nós também apoiamos o uso público por meio do Um Dia no Parque, idealizado pela Rede e realizado pela Coalizão Pró UCs, da qual fazemos parte.

FAÇA SUA DOAÇÃO AQUI