Situação no Brasil

Patrimônio de toda a humanidade

O Brasil possui 7 biomas, cada um com características distintas e únicas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal, Pampa e Marinho Costeiro.

Em 2010, durante a 10ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP-10), na cidade de Nagoya, Província de Aichi, no Japão, foi aprovado o Plano Estratégico de Biodiversidade para o período de 2011 a 2020. Nesta Conferência foram estabelecidas 20 metas, as Metas de Aichi. A Meta 11 trata sobre a proteção de ecossistemas, e o Brasil se comprometeu a proteger até 2020, por meio de sistema de áreas protegidas, Unidades de Conservação no Brasil, 30% da Amazônia, 17% de cada um dos demais biomas terrestres e 10% de áreas marinhas e costeiras serão conservadas por dispositivos legais até 2020. Porém, até o momento, o Brasil cumpriu a meta somente no bioma Marinho Costeiro.

As Unidades de Conservação em cada bioma correspondem a: 28,41% na Amazônia; 10,38% na Mata Atlântica; 9,16% na Caatinga; 8,62% no Cerrado; 4,68% no Pantanal, 2,95% no Pampa e 26% no Marinho Costeiro.

SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS

Além da geração de renda por meio do ecoturismo, as UCs são essenciais para a economia do Brasil. Graças a elas, produtores rurais têm água e polinização, pescadores têm garantidos os estoques pesqueiros e cidades são beneficiadas por meio do ICMS Ecológico. São os serviços ecossistêmicos, essenciais para nossa sobrevivência, que incluem regulação do clima e de chuvas, proteção de nascentes. Direta ou indiretamente, vivendo próximo a uma UC ou não, somos beneficiados por estes serviços.

De acordo com um estudo publicado pela Coalizão Pró UCs, da qual fazemos parte, as Unidades de Conservação brasileiras podem gerar mais de 2 bilhões de reais por ano, tanto com turismo, como com produtos florestais. Além disso, de acordo com um estudo realizado por Thiago Beraldo e Helene Simões, cada um real investido em Unidades de Conservação se transforma em quinze reais na economia, por meio do ecoturismo.

Faça parte da Rede

Quer ser o primeiro a saber o que estamos fazendo? Cadastre-se e receba chamadas para ação e colabore com as Unidades de Conservação.

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Acompanhe nas redes sociais

Facebook
Twitter

Contribua com a Rede

Desde a criação, em 1998, a Rede Pró UC participou da criação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, lei que regula as UCs, e promoveu campanhas que protegeram, criaram e ampliaram Unidades de Conservação em todo o país, como a ampliação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, e criação dos mosaicos de UCs marinhas de São Pedro e São Paulo e Trindade e Martim Vaz. Nós também apoiamos o uso público por meio do Um Dia no Parque, idealizado pela Rede Pró UC e realizado pela Coalizão Pró UCs, da qual fazemos parte. Você também quer defender o patrimônio natural do Brasil? Faça uma doação e colabore com nosso trabalho!

Faça sua doação por pix. Nossa chave é nosso CNPJ: 03765675000110