Quem Somos

Nosso objetivo é proteger, fortalecer, aprimorar e ampliar o conjunto das Unidades de Conservação do país.

O Brasil é o país com a maior biodiversidade no mundo. Seus sete biomas abrigam inúmeras espécies da fauna e da flora, que colocam o país em primeiro lugar em potencial de recursos naturais, de acordo com o Fórum Econômico Mundial. Parte desta riqueza natural foi e continua sendo explorada de maneira desordenada, gerando desequilíbrio e colocando em risco espécies. O Cerrado, que cobre 22% do território brasileiro, já teve mais de 50% de sua área alterada. Da Mata Atlântica, que cobria 15% do Brasil, restam somente 12%, e espécies símbolo, como a onça-pintada, têm populações significativas somente em Unidades de Conservação, como o Parque Nacional do Iguaçu.

As Áreas Protegidas da Natureza, no Brasil chamadas de Unidades de Conservação, são a melhor maneira de garantir que estas áreas sejam protegidas. E a Rede Pró UC trabalha pela criação, fortalecimento, ampliação e defesa destas áreas desde 1998, quando foi fundada por ambientalistas, engenheiros florestais, engenheiros agrônomos. Desde lá, ajudamos a criar o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, o SNUC, lideramos campanhas para criação, como o mosaico de UCs marinhas de São Pedro e São Paulo (PE) e Trindade e Martim Vaz (ES) e ampliação de UCs, como o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Por meio de ações advocacy, como campanhas, chamadas à ação, articulação política, lutamos para que a atual e futuras gerações possam ter contato com a natureza e desfrutar dos serviços ecossistêmicos que ela oferece, como água para consumo, regulação da chuva e do microclima, polinização.

Felizmente, temos parceiros que apoiam nosso trabalho e colaboram com nossas campanhas. Com eles, conseguimos levar nossa causa mais longe e sensibilizar mais pessoas. Você também pode ser nosso parceiro. Ao assinar uma petição, compartilhar nossas campanhas para amigos e família você nos ajuda a levar o conhecimento da urgência de conservação.

Todo este trabalho é para impedir a destruição da nossa riqueza natural. E nós estamos todos os dias atentos às ameaças e, mais ainda, às oportunidades que as Unidades de Conservação oferecem. Una-se a nós e ajude a garantir a preservação da biodiversidade do Brasil. Agora é o momento!

NOSSA EQUIPE

A Rede Pró UC é formada por um grupo de associados (pessoas físicas), entre os quais estão alguns dos maiores conservacionistas do Brasil. Ao longo da nossa história, a contribuição estratégica desse grupo tem sido ímpar.

Conselho Diretor

Teresa Bracher

Presidente da Rede Pró UC

Diretoria da ACTC e do Instituto Acaia Pantanal, que realiza ações de educação para crianças do Pantanal e grande São Paulo. Também é membro do Conselho da SOS Pantanal   e do Instituto Arredondar.

Roberto Klabin

Vice-presidente da Rede Pró UC

Fundador da SOS Mata Atlântica, Roberto é graduado em Direito pela USP, com especialização em Administração pelo Mackenzie, faz parte do conselho de administração da Klabin S.A., do Hospital Israelita Albert Einstein e da SOS Pantanal. Roberto foi um dos pioneiros na implementação do ecoturismo no Brasil, abrindo um hotel nas terras que possui no Pantanal.

Conselheiros

Alexandre Mansur

É jornalista e coordenou a cobertura de sustentabilidade por 30 anos em grandes veículos de imprensa. É diretor de projetos do Instituto O Mundo Que queremos e coordenador da campanha Amazônia no Centro.

Fábio Olmos

Biólogo pela UNICAMP, onde também fez mestrado em Ecologia, tem doutorado em Zoologia pela UNESP- Rio Claro. Com mais de 100 trabalhos científicos e dois livros publicados sobre assuntos que incluem história natural, conservação e manejo de recursos naturais, trabalhou para instituições governamentais, ONGs e empresas privadas. Hoje é diretor da Permian Brasil, na vanguarda da nova economia verde que remunera florestas em pé.

Miguel Milano

Miguel Milano é Engenheiro Florestal, mestre e doutor em ciências florestais pela UFPR, onde também foi professor por 25 anos, tendo cumprido seu pós-doutorado como professor visitante na Colorado State University. Atualmente divide seu tempo como Diretor da Permian Brasil, braço nacional da Permian Global (Fundo de investimentos inglês para operações com REDD+), e da Milano Consultoria e Planejamento.

Paulo Barreto

Paulo Barreto avalia há 31 anos quais são as forças que estimulam o desmatamento e a conservação da Amazônia. Isso incluiu pesquisas sobre a exploração de madeira, pecuária, direito ambiental, políticas florestais e fundiárias. Paulo publicou mais de 100 estudos, incluindo artigos científicos, relatórios técnicos, livros, capítulos de livros e pareceres sobre políticas. Até fevereiro de 2022, suas publicações foram citadas cerca de 6.000 vezes de acordo com o Google Scholar. Além disso, suas opiniões e dados foram citados centenas de veze pelas principais mídias internacionais e nacionais.

Sérgio Brant

Especialista em Áreas Protegidas.

Equipe Executiva

Angela Kuczach

Diretora Executiva

Bióloga formada pela Universidade Federal do Paraná, desde o início da sua graduação, em 2000, esteve envolvida em diversas ações de conservação da natureza junto ao terceiro setor. Atuou na área de pesquisa e conservação de grandes carnívoros, onde teve seu interesse despertado para a biologia da conservação e proteção de áreas naturais. Durante esse período foi voluntária da Rede Pró UC, e entre 2007 e 2009 fez parte do corpo técnico da instituição. A partir de 2010 passou a atuar na área de fortalecimento e gestão de projetos, fomentando ações de conservação da natureza no Brasil. Como atual diretora da Rede Pró UC, tem a missão de promover ações de articulação e militância em prol das Unidades de Conservação.

Faça parte da Rede

Quer ser o primeiro a saber o que estamos fazendo? Cadastre-se e receba chamadas para ação e colabore com as Unidades de Conservação.


    Acompanhe nas redes sociais

    Facebook
    Twitter

    Contribua com a Rede

    Desde a criação, em 1998, a Rede Pró UC participou da criação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, lei que regula as UCs, e promoveu campanhas que protegeram, criaram e ampliaram Unidades de Conservação em todo o país, como a ampliação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, e criação dos mosaicos de UCs marinhas de São Pedro e São Paulo e Trindade e Martim Vaz. Nós também apoiamos o uso público por meio do Um Dia no Parque, idealizado pela Rede Pró UC e realizado pela Coalizão Pró UCs, da qual fazemos parte. Você também quer defender o patrimônio natural do Brasil? Faça uma doação e colabore com nosso trabalho!

    Chave pix para CNPJ: CNPJ 03.675.765/0001-10