Uma Rede de defesa das Unidades de Conservação do Brasil

A Rede Pró UC é uma organização não governamental advocacy, ou seja, trabalhamos em conjunto com outras organizações e pessoas, e temos como missão “contribuir para proteger, fortalecer, aprimorar e ampliar o conjunto das Unidades de Conservação da Natureza no Brasil, especialmente as de Proteção Integral”.

A instituição foi criada em 1998 por um time de conservacionistas que buscavam consolidar a Lei 9985/2000, que rege o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, e desde sua fundação tem somado esforços, buscando ampliar sua representatividade e impacto em prol da proteção dos ambientes naturais.

Nós acreditamos que conservar a natureza é um dos melhores serviços sociais que se pode prestar à sociedade, pois garante condições e qualidade de vida para essa e as futuras gerações, e que Unidades de Conservação são a ferramenta mais eficiente para alcançar esse objetivo.

A Rede Pró UC é incondicionalmente apartidária.

Como trabalhamos

A Rede Pró UC atua em todo o território nacional de forma coordenada com outras instituições e colaboradores na elaboração e realização de ações para a defesa e fortalecimento das Unidades de Conservação da Natureza brasileira, em especial as de Proteção Integral.

Nossas ações estão embasadas em 3 pilares principais:

  1. Articulação
  2. Divulgação
  3. Mobilização.

Ao identificar um problema, ameaça ou oportunidade para as UCs, buscamos o desenvolvimento de parceira e articulação com atores locais, regionais e nacionais, com o objetivo de levantar informações técnico-científicas de qualidade, agregar força e conhecimento, que resultem em elaboração de estratégias de alto impacto em defesa  das áreas naturais.

As informações são disseminadas para a sociedade, por meio da imprensa, que é convocada a agir a favor das Unidades de Conservação, por meio de campanhas de mobilização, pressionando governos e demais atores envolvidos a cumprir seus compromissos  e deveres.

Nosso board

Para realizar as ações em prol das áreas naturais brasileiras, a Rede Pró UC conta com um time altamente experiente, incluindo seus sócios fundadores, Conselho Diretor e Secretaria Executiva:

Carlos Firkowski

Carlos Firkowski

Presidente da Rede Pró UC

Engenheiro Florestal (pela UFPR), Doutor pela Universidade de Michigan, é professor adjunto da Universidade Federal do Paraná e desde 1979 tem lecionado disciplinas na área de Conservação da Natureza, inspirando alunos do curso de Engenharia Florestal e áreas afins a transformar seu conhecimento acadêmico em práticas pela conservação da biodiversidade.

José Truda Palazzo Jr.

José Truda Palazzo Jr.

Conselheiro

Ativista há quase 40 anos pela proteção dos oceanos, é fundador do Projeto Baleia Franca (1982),  cofundador do projeto Divers for Sharks e vice-presidente do Instituto Augusto Carneiro. Participou da criação do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha  e de diversas outras áreas marinhas. É membro da CIB (Comissão Internacional da Baleia) desde 1997 passando pelo cargo de Chefe da Delegação Científica e Vice-Chefe da Delegação Plenária. Em 2014 foi nomeado Embaixador Cultural e Ambiental de Yap, na Federação da Micronésia, pelo Manta Ray Bay Resort/Yap Divers. Atualmente é um dos principais fomentadores para a criação do Santuário de Baleias do Atlântico Sul.

Teresa Cristina Bracher

Teresa Cristina Bracher

Conselheira

Diretoria da ACTC, Casa do Coração, e do Instituto Acaia Pantanal, que realiza ações de educação para crianças naquela região. Também é membro do Conselho da SOS Pantanal e do Instituto Arredondar.

Maria Tereza Jorge Pádua

Maria Tereza Jorge Pádua

Conselheira

Engenheira Agrônoma (pela UFLA), foi diretora do Departamento de Parques Nacionais e Secretária Geral do IBDF e Presidente do IBAMA. Uma das fundadora da Fundação Pró-Natureza, membro do Conselho da UICN, da Comissão Mundial de Áreas Protegidas e do World Resources Institute. Faz parte do Conselho de diversas instituições no Brasil e do CONAMA. Ganhadora da Medalha Philips, pela UICN, em 2016, entre dezenas de honrarias, e  é considerada a mulher que mais criou UCs no mundo, 8 milhões de hectares.

Clóvis Ricardo S. Borges

Clóvis Ricardo S. Borges

Conselheiro

Médico veterinário e mestre em Zoologia (UFPR), é  um dos fundadores e diretor-executivo da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS). É fellow da Fundação Ashoka e da Fundación AVINA e, desde 1982, vem participando de inúmeras iniciativas ligadas à conservação e preservação da flora e fauna no Brasil, entre elas a idealização da Certificação LIFE, em 2009.

Angela Kuczach

Angela Kuczach

Diretora Executiva

Bióloga (pela UFPR), atuou na área de pesquisa e conservação de grandes felinos, biologia da conservação, proteção de áreas naturais e empreendedorismo da Conservação. Foi voluntária da Rede Pró UC e entre 2007 e 2009 fez parte do corpo técnico da instituição. Atualmente, como diretora executiva da Rede Pró UC, tem a missão de promover ações de articulação e defesa das Unidades de Conservação, além do fortalecimento institucional. Em 2014, foi eleita uma das 100 pessoas mais influentes do Brasil, pela Revista Época.