Em 2001 a Rede Pró UC foi uma das protagonistas na luta história pelo fechamento da estrada do colono no Parque Nacional do Iguaçu.

A estrada aberta ilegalmente, cortava uma das áreas mais especiais do Parque, mundialmente famoso por abrigar uma das maiores belezas naturais do planeta, as Cataratas do Iguaçu.

Por meio de abaixo assinados, a publicação de materiais, ações de educação ambiental e manifestações públicas, a Rede colaborou para o fechamento dessa estrada.

Atualmente, um Projeto de Lei, 7.123/2010, de autoria do Deputado Assis do Couto (PT/PR) propõem a reabertura dessa estrada como ‘estrada parque’, criando essa categoria dentro do SNUC. Tal proposta é inconstitucional e tecnicamente não condizente com a realidade dessa categoria de UC, segundo a UICN. É ainda uma grave ameaça  a última área expressiva de Floresta Atlântica de Interior e refúgio da última população de onça-pintada do sul do Brasil.

A Rede Pró UC é absolutamente contrária a tal Projeto de Lei e está monitorando seu andamento junto ao Congresso Nacional.